Beleza

Água Termal para Tratar a Pele (com Vídeo)

Água Termal para Tratar a Pele (com Vídeo)

A água termal é um produto que nutre, hidrata e acalma a pele. Para ser considerada termal, a água deve ser pura, subterrânea e enriquecida pelos minerais contidos nas rochas, emergindo na superfície sob a forma de fontes. Os minerais variam de acordo com a localidade. Solos ricos em selênio e magnésio, por exemplo, resultarão num líquido com maior concentração desses nutrientes.

aoe

A maior parte tem magnésio, cálcio, ferro e zinco, mas algumas têm diferenciais. As ricas em selênio têm ação antioxidante, por exemplo. Se houver bicarbonato, a água amaciará a pele. Existem algumas águas com ação contra a oleosidade e antisséptica também.

Benefícios da Água Termal

Acalma a pele: Ajuda a melhorar a vermelhidão e acalma peles irritadas. A água termal apresenta uma rica composição em minerais e nutrientes antioxidantes, importantes para proteção da pele (equilibra o pH e diminui o processo inflamatório). Ela também protege nossa pele contra a agressão do sol e poluição.

Ação cicatrizante: A vermelhidão causada por cicatrizes e problemas de pele também podem ser amenizadas pela água termal, já que ela ajuda na cicatrização da pele. Para essa ação cicatrizante é importante conter enxofre e zinco, pois esses dois minerais participam do processo de reparo tecidual. Alguns chegam inclusive a indicar esse produto para problemas como rosácea, psoríase e eczema.

Equilibra a pele: Ajuda a controlar a oleosidade e protege a pele seca das agressões externas. A água termal pode inclusive servir como hidratante para pessoas que tenham pele oleosa e não conseguem se beneficiar tanto com cremes e outros tipos de loções. Afinal, seus nutrientes também ajudam a fazer com que ela hidrate bem mais do que a água mineral. Isso ajuda a dar um aspecto melhor à pele, impedindo que ela fique enrugada e sem brilho.

Repõe minerais perdidos: Com o suor, perdemos vários minerais. Além do uso de isotônicos para recarregar o corpo, a água termal ajuda a revitalizar a cútis ao repor esses minerais, pois ela contém magnésio, cálcio, ferro e zinco.

Água Termal para Tratar a Pele (com Vídeo)

Como usar a água termal?

  • A água termal pode ser usada pela manhã logo após lavar o rosto. Borrife na pele, espere secar e em seguida passe o hidratante, proteção solar e maquiagem. Ou então você pode usar depois da maquiagem (durante o dia). Nesse caso, borrife de longe para evitar que a maquiagem escorra.
  • No calor, coloque a água termal na geladeira e vaporize algumas vezes ao longo do dia.
  • Borrife a água termal após a depilação. Assim, evita-se a irritação na pele.
  • A água termal (dependendo do caso) pode ser usada no lugar do tônico facial após tratamentos faciais com ácidos e peelings.
  • Não há restrição de uso da água termal. Grávidas e crianças podem vaporizar o líquido no rosto e no corpo sem problemas. A água termal pode ser aplicada também em bebês sobre a região afetada pela assadura, após o banho ou a troca de fraldas.

Indicação

A água termal é indicada para todos os tipos de pele e em especial para peles sensíveis. Indicada para usar o ano inteiro, principalmente em dias quentes. Durante o dia ela pode ser usada quantas vezes preferir, inclusive antes da maquiagem. Não tem contraindicação.

Dicas de Águas Termais

Seguem algumas indicações de águas termais disponíveis no mercado:

  

Para mais informações sobre os produtos e para saber os preços, basta clicar na imagem ou no nome do produto (o link abre em outra aba ou janela de seu navegador).

Receita de Água Termal Caseira

As águas termais existentes no mercado são muito legais para tratar a pele, mas o preço às vezes pode assustar. Pensando nisso, eu fiz minha própria água termal em casa.

Para quem tiver interesse, fiz um vídeo mostrando a receita que eu faço: é simples de fazer e dá um bom resultado, tudo por um preço bem camarada. Confira:

Caso tenha problemas na visualização, confira o vídeo no Youtube.

Ingredientes

  • 100 ml de água mineral
  • ½ colher rasa de chá de sal rosa do Himalaia
  • 10 gotas de óleo essencial de lavanda
  • 1 colher de sopa de Aloe Vera

Sobre os Ingredientes

Sal rosa do Himalaia: Como a principal característica da água termal é ter muitos minerais, o sal do himalaia faz essa substituição, já que contém mais de 80 minerais (Saiba mais sobre o sal rosa do himalaia). O sal pode ser comprado em lojas de produtos naturais ou online.

Óleo essencial de lavanda: Acalma a pele, equilibra e hidrata. Atua também como cicatrizante e anti-inflamatório (Saiba mais sobre o óleo de lavanda). Para comprar online, essa é a minha sugestão.

Aloe vera: A Aloe vera (babosa) é adstringente, hidratante, regeneradora, renovadora e antibacteriana. Acalma e hidrata. Regenera os tecidos da pele estimulando e fortalecendo as fibras de colágeno e elastina, brecando o envelhecimento precoce (Saiba mais sobre a aloe vera natural). É possível também comprar a loção de aloe vera pronta: eu adoro! 🙂

Eu aprovo muito essa loção! Ela ajuda na hidratação e pode ser usada como um tônico para finalizar a limpeza da pele.

E você, usa água termal? Dê sua opinião!

Mostre mais

Revista Oralmédica

É uma publicação impressa e digital da Clínica Oralmédica e da divisão Viaodonto Franquias©. Assuntos de nutrição, psicologia, odontologia, medicina, beleza, bem-estar entre outros de vida e saúde em geral são os principais enfoques, no entanto não substitui em hipótese alguma a consulta profissional.

Artigos relacionados

Fechar