Beleza

Óleo de Coco: Cosmético Natural Eficiente e Versátil!

Óleo de Coco: Cosmético Natural Eficiente e Versátil!

Que o óleo de coco é maravilhoso para nossa saúde todo mundo já sabe (se você ainda tem alguma dúvida, vale a pena ler esse artigo sobre o óleo de coco). Hoje vou dar dicas de como usar o óleo de coco não na alimentação, mas sim em favor da nossa beleza, como cosmético.

Cada vez mais pessoas estão optando pelo uso de produtos naturais como cosméticos, vindo da adoção de um estilo de vida mais natural, mais consciente.

O óleo de coco é considerado um dos óleos de beleza mais nobres e, por ser natural, ainda tem a vantagem de não conter aditivos químicos indesejados como a maioria dos cosméticos convencionais.

Óleo de Coco para a Pele

Gosta de cuidar da sua pele? Experimente passar o óleo de coco nela! É natural, seguro e eficaz. É claro que o óleo de coco não vai eliminar suas rugas, até por que nenhum creme faz isso mesmo.

Mas o óleo de coco vai sim hidratar e nutrir; e quando a pele está hidratada e nutrida, o aparecimento de novas rugas é muito mais lento. Massagens circulares na pele com o óleo de coco podem ajudar na produção de colágeno.

O óleo de coco é indicado para todos os tipos de pele, até as mais sensíveis, porém as peles ressecadas e envelhecidas se beneficiam ainda mais.

Como usar o óleo de coco no rosto?

A pele precisa estar limpa, sem maquiagem, para que o óleo penetre na pele. Pegue uma pequena quantidade do óleo e passe na pele, fazendo leves massagens até que o óleo seja absorvido. Pode ser feito em qualquer horário, mas dê preferencia para o período da noite. Experimente à noite antes de dormir!

O óleo de coco também pode ser usado na área dos olhos. Passe uma pequena quantidade na região e faça movimentos leves e circulares até a absorção do óleo na pele.

Você também pode usar o óleo de coco com óleos essenciais para potencializar o tratamento e dar um aroma especial. Os melhores óleos essenciais para rugas e peles envelhecidas são: óleo essencial de lavanda, de patchouli, de palmarosa e de gerânio. Pingue 2 gotinhas no óleo de coco que você reservou para passar no rosto.

Outras Maneiras de Usar o Óleo de Coco na Pele

  • Para retirar a maquiagem. Passe uma boa quantidade de óleo de coco na pele, e em seguida passe um algodão até sair toda maquiagem. Em seguida, lave o rosto com sabonete.
  • Hidratação corporal. Após o banho, aplique o óleo de coco nas partes mais ressecadas do corpo. Ou, se preferir, acrescente um pouquinho do óleo no seu creme corporal: vai deixar seu creme bem mais poderoso e hidratante.
  • Hidratação dos lábios. O óleo de coco também ajuda a hidratar lábios rachados e ressecados. Passe um pouquinho antes de dormir.
  • Bom para as unhas: O óleo pode funcionar como amolecedor e hidratante de cutículas. Também é um ótimo hidratante para as unhas. A dica é passar em cima da unha (sem esmalte) antes de dormir e deixar. Após passar, a indicação é não lavar as unhas para que o óleo não seja removido.
  • Hidratante pós barba e depilação: Normalmente acontece  irritação na pele após a remoção dos pelos, seja no barbeamento ou na depilação. O óleo de coco ajuda a melhorar essa irritação, hidratando a região. Deslize o óleo na região após o processo de retirada de pelos, massageando delicadamente.

Óleo de Coco: Cosmético Natural Eficiente e Versátil!

Óleo de Coco para os Cabelos

Por ser um óleo muito rico em nutrientes, o óleo de coco ajuda no fortalecimento e crescimento dos cabelos. Óleo de coco também contém propriedades antifúngicas, antivirais e antibacterianas que ajudam a prevenir a caspa, piolhos e outros problemas de cabelo. Além disso, melhoram a saúde das cutículas capilares e do couro cabeludo: ele protege e hidrata o couro, promovendo o crescimento do cabelo saudável.

Possui  ácido láurico, ácido cáprico e outros ácidos graxos essenciais que se ligam às proteínas no cabelo e protegem as raízes e os fios de cabelo da ruptura, ajudando no  crescimento eficaz. Quando massageado no couro cabeludo, o óleo de coco melhorará a circulação de sangue do couro cabeludo.

Contém antioxidantes e outros nutrientes essenciais que ajudam a entregar os recursos críticos que melhoram a maciez e o brilho do seu cabelo. Ele também contém vitaminas E, K, ferro, que impulsionam o crescimento do cabelo, eliminando a caspa e outros problemas.

Estimula o crescimento do cabelo, obtendo-se hidratação profunda aos folículos pilosos e adicionando brilho e maciez aos cabelos quando aplicados regularmente.

Ele age como um condicionador profundo, evitando o frizz e as pontas duplas.

Ele tem ácido linoleico que ajuda a manter a hidratação e sua elasticidade. Ele também contém ácido oléico, que ajuda a espessar e fortalecer o cabelo naturalmente.

Como usar o óleo de coco nos cabelos?

  • Hidratar o couro cabeludo: Se o óleo estiver sólido, derreta-o. Passe em todo couro cabeludo, espalhando bem, em seguida massageie por alguns minutos, deixe agir por uma hora e em seguida lave os fios normalmente.
  • Para hidratar os fios: Se o óleo estiver sólido, derreta-o. Passe o óleo no couro cabeludo e também em toda extensão dos cabelos. Massageie e coloque uma touca. Deixe agir por meia hora e em seguida lave os cabelos normalmente. Após lavar os cabelos com shampoo, retire o excesso de água e aplique a máscara capilar. Para potencializar a hidratação, acrescente algumas gotinhas do óleo de coco na máscara capilar. Deixe agir por 20 minutos e enxágue bem.
  • Para hidratação diária: Se você tem em casa um shampoo que resseca o cabelo, acrescente algumas gotinhas de óleo de coco no seu shampoo. Pode também acrescentar umas gotinhas no seu condicionador para potencializar a hidratação.
  • Para fortalecimento e crescimento saudável: Se o óleo estiver sólido, derreta-o. Separe uma colher de sopa (bem cheia) e acrescente 3 gotas de óleo essencial de alecrim, 3 gotas de óleo essencial de lavanda e 3 gotas de óleo essencial de melaleuca. Passe em todo couro cabeludo, espalhando bem. E seguida, massageie com movimentos circulares e leves por alguns minutos; deixe agir por uma hora e em seguida lave os cabelos normalmente.
  • Pontas duplas e ressecadas: Se o óleo estiver sólido, derreta-o.  Antes de dormir, passe um pouco de óleo de coco nas pontas e nos locais mais ressecados. Não é para lambuzar o cabelo, a quantidade é pouca, pois os fios absorvem apenas o que ele precisam; se passar demais, o fio fica saturado e pode sujar seu travesseiro. Deixe agir durante a noite. Pela manhã, lave os cabelos normalmente.

Onde Comprar o Óleo de Coco

Tanto para ingestão como para usar como cosmético, use um óleo de coco extra virgem; se for orgânico, melhor ainda. Eu compro meu óleo de coco online, na Natue. O que eu mais gosto é o óleo de coco da marca Copra.

E então? Se animou para experimentar? Para quem está buscando cosméticos mais naturais menos agressivos acho que vale muito a pena!

Mostre mais

Revista Oralmédica

É uma publicação impressa e digital da Clínica Oralmédica e da divisão Viaodonto Franquias©. Assuntos de nutrição, psicologia, odontologia, medicina, beleza, bem-estar entre outros de vida e saúde em geral são os principais enfoques, no entanto não substitui em hipótese alguma a consulta profissional.

Artigos relacionados

Fechar