Corpo & Saúde

Teste: você está solitário demais? | Saúde é Vital

sintomas depressão ansiedade solidão

Uma escala da solidão pode ajudá-lo a descobrir seu grau de isolamento social (Ilustração: Ana Matsusaki/SAÚDE é Vital)

Nos últimos anos, os cientistas vem esmiuçando os efeitos da solidão na saúde. E descobriram, por exemplo, que ele tem um efeito similar ao do estresse. Além disso, chegaria a aumentar o risco de doenças cardiovasculares, gripe, depressão

A questão é que nem toda solidão é patológica. Pelo contrário: ter um momento só seu pode fazer muito bem. Para ajudar as pessoas a suspeitarem quando de fato está isoladas demais, cientistas criaram uma escala da solidão. Nós a adaptamos abaixo:

Veja também

O teste da solidão

Responda às perguntas abaixo com as quatro opções a seguir e some os pontos de acordo com as respostas. O resultado final você verá no fim.

Nunca: 1 ponto

Raramente: 2

Às vezes: 3

Sempre: 4

Com que frequência você… …Se sente só? …Se sente tímido? …Se sente excluído? …Se sente isolado dos outros? …Sente que lhe falta companhia? …Sente que não tem a quem recorrer? …Sente que já não é mais próximo de ninguém? …Sente que ninguém o conhece bem de verdade? …Sente que as pessoas estão ao redor de você, e não com você? …Sente que suas relações com os outros não são significativas? …Sente que seus interesses não são compartilhados pelas pessoas à sua volta?

Calculou tudo até aqui? As perguntas ainda não acabaram. Mas, dessa vez, acrescente os pontos à conta total baseado nessas respostas:

Sempre: 1 ponto

Às vezes: 2

Raramente: 3

Nunca: 4

Com que frequência você… …Se sente próximo às pessoas? …Se sente expansivo e amigável? …Se sente parte de um grupo de amigos? …Sente que há com quem pode contar? …Sente que há com quem pode conversar? …Sente que há quem realmente o entende? …Se sente em sintonia com as pessoas ao seu redor? …Sente que tem muito em comum com as pessoas ao seu redor?

Agora some todos os pontos e confira a tabela abaixo:

Acima de 44 pontos: alto índice de solidão

Entre 33 e 39 pontos: grau médio de solidão

Abaixo de 28 pontos: baixo grau de solidão

Atenção: esse teste serve apenas como um indicador de isolamento social. É imprescindível conversar com profissionais para avaliar o seu caso – e o eventual impacto na saúde.

Mostre mais

Revista Oralmédica

É uma publicação impressa e digital da Clínica Oralmédica e da divisão Viaodonto Franquias©. Assuntos de nutrição, psicologia, odontologia, medicina, beleza, bem-estar entre outros de vida e saúde em geral são os principais enfoques, no entanto não substitui em hipótese alguma a consulta profissional.

Artigos relacionados

Fechar